top of page
  • Foto do escritorMarcelo Nascimento

5 razões para um locutor fazer um curso de teatro


Fazer um curso de teatro pode oferecer várias vantagens para um locutor. Bem, eu sou suspeito ao falar disso, afinal, foi justamente o que eu fiz. Após concluir a faculdade de comunicação e o curso técnico de locução, percebia que o meu trabalho não estava evoluindo. Busquei então, em 2002, a formação técnica em teatro oferecida pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Foi uma jornada extensa (7 semestres + 600 horas de estágio) mas que valeu muito a pena. Ampliou meu repertório e trouxe a melhor característica do meu trabalho: versatilidade. Para além disso, me possibilitou surfar pela dublagem e pelo cinema, aumentando as possibilidades de trabalho. Listo abaixo 5 razôes para você que é locutor pensar em fazer um bom curso de teatro.

  1. Melhora na expressão vocal: o teatro ensina técnicas de respiração, projeção de voz e entonação, o que pode ajudar o locutor a se comunicar de forma mais eficaz e expressiva.

  2. Desenvolvimento da presença de palco: o teatro ensina habilidades de atuação, que incluem postura, gestos e movimentos, ajudando o locutor a se sentir mais confiante e à vontade diante do público ou no estúdio, com mais pessoas presentes.

  3. Aprendizado da interpretação de texto: o teatro ensina a analisar e compreender melhor os textos, o que pode ajudar o locutor a se comunicar com mais clareza e compreensão.

  4. Aumento da criatividade: o teatro estimula a imaginação e a criatividade, o que pode ajudar o locutor a criar locuções publicitárias mais originais e eficazes.

  5. Ampliação do repertório cultural: o teatro é uma forma de arte que envolve o estudo de obras clássicas e contemporâneas, o que pode ajudar o locutor a se familiarizar com diferentes estilos e épocas, ampliando seu repertório cultural.

Em resumo, um curso de teatro pode ajudar o locutor a desenvolver suas habilidades vocais, cênicas e interpretativas, aumentando sua capacidade de se comunicar de forma eficaz e expressiva.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page